22 de março de 2011

Insetos Gigantes!

Medo de Barata??
esse post não foi feito pra você
os maiores insetos do mundo!

Dynastes hercules, o besouro-hércules
Os machos do besouro-hércules podem alcançar 17 centímetros de comprimento incluindo o enorme chifre torácico, que pode ficar maior que o próprio corpo, enquanto as fêmeas são bem menores e as larvas possuem cerca de 10 centímetros. O besouro-hércules ganhou esse nome por ser considerado um dos animais mais fortes do mundo com relação ao seu tamanho, capaz de carregar 850 vezes o próprio peso. Ele pode ser encontrado nas florestas equatoriais da América Central e do Sul, principalmente na Amazônia.



Macrodontia cervicornis
 Com 17 centímetros o Macrodontia cervicornis é o segundo maior besouro do mundo em comprimento e habita as florestas da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, das Guianas e do Brasil. Devido ao tamanho e também por causa das grandes mandíbulas ele é muito procurado pelos colecionadores que chegam a pagar mais de 500 reais por cada indivíduo




Titanus giganteus


O Titanus giganteus não só é o maior besouro já encontrado como também é um dos insetos de maior comprimento, ultrapassando os 17 centímetros sem contar as antenas, chegando a mais de 25 se elas também forem consideradas. Assim como os dois besouros anteriores o Titanus giganteus é encontrado na Amazônia, inclusive no Brasil.

Blaberus giganteus

Muitos homens reclamam do medo que as mulheres têm de baratas, mas tenho certeza que diante da Blaberus giganteus vários desses “homens” sairiam correndo. Com até 9 centímetros ela está entre as maiores baratas do mundo, muito comuns no Panamá onde vivem no silêncio e escuridão das cavernas úmidas e no chão das florestas tropicais. Como não correm nenhum risco de extinção elas são amplamente vendidas como animais de estimação exóticos.


 Labidura herculeana





Também chamadas de tesourinhas e às vezes confundidas com escorpiões (que nem mesmo são insetos), as lacrainhas (que não tem nada a ver com a lacraia do grupo dos quilópodes) são um grupo particular de insetos. A maior espécie de tesourinha do mundo é a Labidura herculeana que pode passar dos 8 centímetros. O habitat natural dela é a ilha de Santa Helena no sul do Oceano Atlântico, mas hoje se acredita que esteja extinta ou que restam muito poucas já que nenhuma foi vista desde 1967. A tesourinha gigante começou a desaparecer quando outros animais foram introduzidos na ilha, principalmente os ratos, gatos e aves. Se ela ainda existir pode ser completamente dizimada devido aos projetos para o aeroporto do local.




Lethocerus

 
Os percevejos do gênero Lethocerus são mais conhecidos como percevejos-d’água gigantes, pois podem chegar até 11 centímetros. Eles estão distribuídos em quase todas as zonas tropicais e subtropicais do planeta, da Indonésia até a América do Sul. Apesar de passarem a maior parte do tempo na água, a fêmea coloca seus ovos sobre a vegetação e o macho os protege dos predadores e periodicamente traz água para evitar que sequem e acabem morrendo.



Wetas Gigantes
Existem no total 11 espécies de wetas gigantes, todos naturais da Nova Zelândia. Os wetas são muito parecidos com grilos e saem apenas durante a noite para procurar por alimento. Um weta gigante pode medir 10 centímetros de comprimento e pesar até 30 gramas. Uma fêmea em cativeiro com os ovos ainda dentro do corpo alcançou o peso de 70 gramas, um dos insetos mais pesados já registrados.




 Vespa Gigante Asiática







A Vespa Gigante Asiática ou Vespa Mandarina é a maior vespa do mundo com aproximadamente 5 centímetros de comprimento e cerca de 7 de envergadura. Elas são caçadoras implacáveis e apenas um pequeno grupo tem força suficiente para aniquilar uma colméia de 30000 abelhas em poucas horas, decapitando os adultos para se alimentar do mel e roubar as larvas para sustentar suas próprias crias. Elas são nativas da Ásia oriental, sendo mais comuns no Japão.



 Phobaeticus chani





Medindo mais de 50 centímetros com as patas estendidas o Phobaeticus chani é considerado o inseto mais longo do mundo. Até hoje apenas 6 exemplares foram vistos, todos na ilha de Bornéu, Ásia. Até onde se sabe ele vive no dossel da floresta, ou seja, a parte mais alta, o que dificulta o trabalho dos pesquisadores já que muitas das árvores da ilha passam facilmente dos 30 metros de altura. Ainda mais magníficos que o tamanho são os ovos, os únicos em todo o planeta que tem o que podemos chamar de asas. A fêmea solta os ovos no ar e eles descem lentamente até o chão ou podem ser carregados pelo vento, uma cena que deve lembrar o pomo de ouro dos jogos de quadribol nos livros Harry Potter.


agr me digam...

vocês fecharam a jenela com medo de um desse entrar voando neh?

ashusauhsausauhsa

0 Comentários: