12 de abril de 2011

Conheça o Projeto Backup.



Backup em inglês significa "Cópia de Segurança". O Projeto Backup tem o objetivo de resgatar o melhor do Rock Nacional.
Começamos com tributos a Renato Russo, Cazuza, Raul Seixas e Cássia Eller. Depois não deixamos de fora RPM, Paralamas, Titãs e Engenheiros do Hawaii. A idéia completa é difundir as ideologias e reflexões contidas nas melhores letras dessas e de outras bandas. O Projeto Backup começou com um canal no YT, ampliou-se para um Chat, e só depois nasceu a idéia do blog p/ termos mais assuntos e quem sabe incentivar que apareçam novas bandas e artistas que prezem por um bom conteúdo.

Veja abaixo um Trecho da Reportagem e da Homenagem ao Cazuza feito pelo Projeto Backup.



segunda-feira, 4 de abril de 2011


REPORTAGEM: Cazuza 53 anos; Poeta exageradpo do Rock

Poeta exagerado do rock
Cazuza, que viveu a vida em toda a sua intensidade e não temeu correr riscos, completaria, no 4 de abril, 53 anos.
Conheça mais sobre o ídolo:
“Nasci no Rio de Janeiro/ Fruto do amor verdadeiro/ De uma cristã e um cristão/ (...) Fui na infância um cordeiro/ Até descobrir no banheiro/ Que eu tava na contramão/ Daí saltei fora sem freio/ Me estrepo mas to sempre inteiro/ E sou bem feliz, meu irmão!”. Com estes versos, Cazuza descrevia sua vida que chegaria aos 53 anos, no dia 4 de abril de 2011. Da trajetória de 32 anos, dedicou 8 aos berros do seu rock’n roll, depois acalmados pela fase bossa nova e samba. “Conquistei a vida de um ano pra cá e quero passar isso pras pessoas. Isso é uma coisa meio cristã. Você repassa aquele amor que armazenou e as pessoas adoram”, dizia em 1990, ano em que morreu (no dia 7 de julho), vítima de AIDS..
Cazuza nasceu numa Sexta-feira Santa e foi batizado como Agenor de Miranda Araujo Neto, em homenagem ao avô paterno. Garoto da Zona Sul, vivia nas areias do posto 9 da Praia de Ipanema; à noite, na boemia do Baixo Leblon. Até encontrar Roberto Frejat, seu maior companheiro de composições, o cantor aventurou-se pela fotografia, teatro e na assessoria de imprensa da Som Livre, gravadora presidida pelo pai, João Araujo. A primeira vez que cantou em público, foi sob a tenda do Circo Voador, montado no Arpoador, em 1981. Na peça "A noviça rebelde", Cazuza cantava "Odara", de Caetano Veloso.
Boletim do Colégio Santo Inácio - SVC
Cazuza conheceu os meninos do Barão Vermelho através do cantor Leo Jaime, primeiro cogitado para assumir os vocais da banda. Na época, o grupose resumia ao som degaragem da guitarra de Frejat, do baterista Guto Goffi, do tecladista Maurício Barros e do baixista Dé Palmeira. Taxada como “banda maldita” pela mídia especializada da época, o Barão não tinha suas músicas tocadas nas rádios, mesmo depois de lançar os dois primeiros LPs. “Nossas músicas tinham letras que se destacavam pelo teor poético e selvagem, embaladas com um som cru, que ignorava as tendências da época”, disse Maurício Barros, em entrevista por e-mail ao Jornal do Comércio. O primeiro empurrão foi de Caetano, que cantou, na casa de shows carioca Canecão, em junho de 1983, "Todo amor que houver nessa vida". Depois, Ney Matogrosso gravou aquela que seria uma das músicas mais famosas da dupla Cazuza/Frejat: "Pro dia nascer feliz".

Cazuza gravou quatro álbuns com o Barão Vermelho e cinco solos. Após sua morte, foi lançado "Por aí", de 1991. Em vida, colecionou amigos apaixonados por sua memória.Uma fã apaixonada foi a cantora Cássia Eller, que em 1997, gravou "Veneno antimonotomia", com 14 músicas do compositor. Bom lembrar que "Malandragem", grande
sucesso da carreira de Cássia, foi composta por Cazuza e Frejat.


Veja Homenagens, Reportagens, Biografias de muitos cantores que ficaram marcados na história do rock abaixo e continue lendo a Homenagem ao Cazuza pois tem muito mais
http://blogrocknacional.blogspot.com/


O video abaixo foi feito pelo dono do Projeto Backup que fez um tributo ao Cazuza.

0 Comentários: