1 de maio de 2011

Bullying: Como não Sofrer com Isso!


Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violênciafísica ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (doinglês bully, "tiranete" ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são 
vítimas de assédio escolar pela turma.

Veja Abaixo Maneras de Não sofrer Bullying




Tem como evitar? Se você é super na sua e jamais teria coragem de revidar o bullying, procure não se isolar no colégio. Existe sempre uma galera que tem mais a ver com você e que a curte do jeitinho que é. Fique perto deles.

Tem como acabar com isso? Por mais que você sinta vergonha e medo de reclamar, o seu silêncio só piora a situação. Fale com seus pais, com um professor ou mesmo com o diretor. Coloque na sua cabeça que ninguém no mundo tem o direito de a pôr pra baixo. O ato de sofrer bullying pode piorar seu desempenho nos estudos e deixar a vida meio cinza. Pense bem.

“Uma menina da minha sala não era muito bonita e sempre ficava quieta. O pessoal apelidou ela de Fiona e sempre a zoavam. Até que um dia, no recreio, deram um tapa no rosto dela. Mas aí eu e minhas amigas fomos ajudá-la. Mesmo assim, até hoje essa menina se isola. Ela mal abre a boca...”
Luana, Contagem, MG

Saia da plateia


É mais fácil rir quando você vê alguém chamando uma colega de um apelido muito feio do que tomar partido e defendê-la, não é? Mas pare pra pensar: e se você estivesse no lugar dessa amiga que vive de cabeça baixa? Por isso, vale a pena olhar feio pra a valentona que pratica o esporte de humilhar quem é mais quietinha.

Quando o bullying é praticado por uma amiga sua: provavelmente sua turma toda percebe que o que essa garota faz é errado. Então, que tal criar coragem e dar um toque nela? Diga que pôr os outros pra baixo não é nem nunca vai ser algo bacana. E não tenha medo. “Tornar-se cúmplice fortalece o agressor”, explica a psicóloga Maria Tereza Maldonado.

Quando o bullying é praticado contra uma amiga sua: incentive a garota a procurar ajuda de algum responsável (tanto no colégio quanto em casa). Se você ver que ela tem vergonha de fazer isso, converse você mesma com um professor, o que não pode é deixar pra lá. “É desse silêncio que se valem os agressores, por isso, nada de ficar quietinha”, aconselha a psicóloga Maria Irene Maluf.

“Os meninos da minha sala adoram zoar um garoto do 2º ano. Até comida já esfregaram no rosto dele. O pior é que a direção do colégio não faz nada em relação a isso. E, que eu saiba, ninguém foi avisar a direção.”
Caroline, Carapicuíba, SP
Bullying

O problema de virar o jogo


Em alguns casos, depois de superar a zoação e supostamente dar a volta por cima no bullying, é comum a agredida tentar se fortalecer “brincando” com alguém que tenha o mesmo perfil que ela: quietinha e megatímida. Mas fazer isso é a maior prova de que o problema ainda não foi superado. Fazer um exame de consciência é sempre a melhor maneira de lidar com esse assunto. Descontar sua mágoa nos outros nunca vai resolver nada.

“Sempre fui a mais alta da sala e me colocavam muitos apelidos, o pessoal também fazia umas comparações que eu não gostava. Pedia pra pararem, mas nada... Até que um dia eu parei de ligar. Agora, também coloco apelidos”,
Adriana, Belo Horizonte, MG

As diferenças...


Bullying de menina: elas preferem espalhar fofocas do mal e isolar a vítima da turma.
Bullying de menino: eles são mais explícitos e podem até partir para a agressão física.

Cyber-crime


Ter seu Orkut, Facebook, Twitter e cia. zoados não é nenhuma novidade hoje em dia. Afinal, a pessoa sem noção que faz isso acredita que nunca vai ser descoberta. Aí é que mora o engano... O que muita gente “valentona” não sabe é que dá, sim, pra descobrir quem fez a agressão rastreando o computador. “A vítima pode imprimir o material ofensivo e denunciar o agressor nas delegacias especializadas em crimes de informática. Um perito pode perfeitamente descobrir a identidade do agressor, mesmo que ele se disfarce com um contato falso”, explica Maria Tereza Maldonado.

Pra evitar o cyber-bullying...


- Não aceite amigos dos quais você nunca ouviu falar em nenhum site de relacionamento e bloqueie suas fotos no Orkut, assim só quem é seu amigo terá acesso a elas, ok?
- Use a webcam só com seus BFFs.
- Evite postar fotos suas de biquíni, principalmente se estiver sozinha. Esse tipo de foto é um prato cheio para que os desocupados de plantão façam montagens.
- Quando usar um computador que não é seu, não deixe nenhuma senha registrada.

Texto e entrevistas: Mariana Scherma
Consultorias: Maria Tereza Maldonado, mestre em psicologia clínica e autora de A Face Oculta - Uma história de bullying e cyberbullying (Ed. Saraiva) e Maria Irene Maluf, psicóloga especialista em psicopedagogia

Fonte:TodaTeen

Veja também as sujestões dos internautas do Yahoo Respostas:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110330145840AAOWYXX

Veja Também:

Elcio Coronato faz Teste Sobre: Como as Pessoas Reagem ao presenciar Bullyng...Veja Abaixo:


Diga NÃO ao Bullying!

0 Comentários: